segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jean Baptiste Debret pinta Santo Antônio.

Jean Baptiste Debret (Paris, França 1768 - idem 1848) integra a Missão Artística Francesa, que vem ao Brasil em 1816. Instala-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, torna-se professor de pintura em seu ateliê. Em 1818, realiza a decoração para a coroação de D. João VI, no Rio de Janeiro. De 1823 a 1831, é professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, atividade que alterna com viagens para várias cidades do país, quando retrata tipos humanos, costumes e paisagens locais. Por volta de 1825, realiza gravuras a água-forte, que estão na Seção de Estampas da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Belas Artes, primeira exposição pública de arte no Brasil. Deixa o Brasil em 1831, retorna a Paris com o discípulo Porto Alegre. Entre 1834 e 1839, edita, em Paris, o livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, em três volumes, ilustrado com aquarelas e gravuras produzidas com base em seus estudos e observações.



Viagem pitoresca

Em 1827, Debret decidiu integrar um grupo de tropeiros que viajava para o Rio Grande do Sul. Ao regressar ao Rio de Janeiro, três anos depois, havia passado por cinco províncias brasileiras e coletado informações suficientes para lançar sua maior obra – Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, espécie de álbum de gravuras com 153 reproduções de suas pinturas.







Fonte:Clickeducação.com.br






REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
LIMA, Valéria - Uma Viagem com Debret, {coleção: Descobrindo o Brasil} Ed. Jorge Zahar, RJ - 2004.


Na pintura nota-se que Debret compilou o que mais lhe chamou a atenção, já que naquele tempo a estrada passava pelo entorno da Lagoa dos Barros pelo lado sul tendo a vista dos belos morros. Adicionou a larga rua e a primeira Capela que ficava no final dela e pintando na perspectiva certa, ao fundo, o inconfundível Cantagalo. Esta é sem dúvida a gravura conhecida mais antiga de nossa cidade. 
A imagem pertencente a publicação: História Ilustrada do Rio Grande do Sul-1998- CEEE; Me foi enviada pelo Jorge Luis Stocker Jr. de Campo Bom-RS que é Delegado Regional do Vale do Sinos e Encosta da Serra da Defender-Defesa Civil do Patrimônio Histórico. A original pertence ao acervo do Museu Júlio de Castilhos de Porto Alegre.