sexta-feira, 25 de março de 2011

Homenagem a Severo Horgnies.

Já comentei aqui sobre quem acredito ser o primeiro photógrapho de Stº Antônio da Patrulha, aquele que eternizou em fotos a primeira metade do século XX de nossa cidade.
Severo horgnies, nasceu em março de 1892, morou em Porto Alegre e era descendente de franceses; não há registros se aprendeu a profissão com o pai ou em algum estúdio da Capital de onde provavelmente veio contratado para registrar algum evento e vislumbrou aqui um bom lugar para abrir seu próprio estúdio e foi morar no Passo do sabiá,  logo se tornou conhecido e requisitado. Casou com a patrulhense Angelina Guimarães e em 1915 tiveram um filho, Manoel Guimarães Horgnies, falecido aos 16 anos de um acidente com um balanço, e uma filha adotiva, Guilhermina Guimarães Horgnies, nascida em 1923, mãe da Ieda, que gentilmente cedeu suas fotos e lembranças de seu querido avô; juntamente com seu esposo Antoninho Cardoso. "Quando pequena adorava ouvir suas histórias"-Conta Ieda.
Praticamente todas as fotos de 1915 à 1950 que existam daqui de SAP tenham saído de sua "Pinhole".
Quando da chegada do verão viajava com a família, de carreta, para Tramandaí e lá continuar seu ofício...
Fazia também pinturas, fotopinturas, caricaturas, cartazes e letreiros. Era um artista.
Seu legado para futuras gerações engrandece a memória fotográfica do RGS.
Por volta de meados dos anos 50, por motivo de saúde vende todo seu equipamento para o Sr. francelino De carli que junto de sua esposa Lúcia De Carli se tornariam conhecidos fotógrafos.
Faleceu na Vila Palmeira em outubro de 1961, dois meses após o de sua esposa Angelina. Guilhermina faleceu em dezembro de 2000.

Severo Horgnies

Angelina Guimarães Horgnies.







De cima para baixo. Casa do Passo do Sabiá, após a venda foram para a Vila Palmeira. Família de carreta na margem da Lagoa dos barros em direção a Tramandaí. Toda a família em pose na beira da praia. Severo e sua "Pinhole". Cartão postal de Tramandhay. Foto dos antigos mascates e Guilhermina no Passo do Sabiá diante da futura RS030.

Um comentário:

  1. Beleza Marcelo!Não é por ser irmão,mas está fazendo um belo levantamento histórico de alguns detalhes passados despercebidos aos olhos de muitos pesquisadores de Santo Antônio.Isso mostra o quanto é dinâmica a história e como ela precisa ser recontada.Parabéns pelo trabalho que está com mais qualidade e acrescido de fatos relevantes.

    ResponderExcluir